O pagamento do imposto poderá ser feito em cota única ou parcelado em até três vezes.

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) divulgou o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2018. O pagamento do tributo poderá ser feito em cota única ou parcelado em até três vezes.

Segundo a SEFAZ, o contribuinte que optar pelo pagamento antecipado, em cota única, terá 10% de desconto no valor do IPVA, que pode ser feito até 28 de fevereiro de 2018. Já os proprietários de veículos que optarem pelo parcelamento do IPVA devem realizar o pagamento da primeira cota de acordo com o final da placa dos veículos.

Veja as datas

A SEFAZ informou que não haverá conta chegando pelos correios. Os débitos relativos ao licenciamento 2018 de veículos automotores deverão ser pagos em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco e seus correspondentes bancários. Para pagamento no Banco do Brasil é preciso informar o número do Registro Nacional de Veículo (RENAVAM) para o caixa da agência. O pagamento também pode ser feito por meio de débito em conta corrente, caixa eletrônico ou internet banking, para correntistas.

Os pagamentos no Banco Bradesco serão realizados somente com a apresentação do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE), que pode ser emitido no site da Sefaz ou nas agências de atendimento da Secretaria da Fazenda.

De acordo com a SEFAZ, ao consultar o site do Detran, no ícone “Licenciamento 2018”, o contribuinte pode emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE) com o valor do IPVA e demais despesas do licenciamento, como taxa do Detran, seguro DPVAT e eventuais multas de trânsito. Os pagamentos podem ser feitos nos estabelecimentos correspondentes do Banco do Brasil.

O pagamento do IPVA pode ser feita de forma parcelada, em três cotas iguais e sucessivas, de acordo com as datas de vencimento acima estabelecidas. Caso haja atraso no pagamento das referidas cotas, estas poderão ser quitadas com os acréscimos moratórios calculados a partir do vencimento das mesmas.

Porém, ainda não é possível consultar os valores a serem pagos. A Sefaz informou que a consulta dos valores por modelo de veículo poderá ser feita a partir de janeiro de 2018 no portal da Secretaria na internet, clicando no menu IPVA e também no site do Detran, no ícone Licenciamento Anual.

Relacionados

Dino está entre os governadores que mais cumpriram... Dino fez promessas específicas em um programa de governo registrado no TSE, em entrevistas e debates De acordo com levantamento nacional divulgado...
Maranhão reforça ações de combate ao Aedes aegypti... Prevenção será intensificada para conter o Aedes aegypti (Foto: Julyane Galvão) Com o clima quente e úmido, aumenta o risco de proliferação do mos...
Pelada Solidária do Terra Livre será realizada nes... Atletas que participaram da última edição da Pelada Solidária  Tudo pronto para a 4ª Pelada Solidária do Terra Livre, promovida pelo desportista L...