O pagamento do imposto poderá ser feito em cota única ou parcelado em até três vezes.

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) divulgou o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2018. O pagamento do tributo poderá ser feito em cota única ou parcelado em até três vezes.

Segundo a SEFAZ, o contribuinte que optar pelo pagamento antecipado, em cota única, terá 10% de desconto no valor do IPVA, que pode ser feito até 28 de fevereiro de 2018. Já os proprietários de veículos que optarem pelo parcelamento do IPVA devem realizar o pagamento da primeira cota de acordo com o final da placa dos veículos.

Veja as datas

A SEFAZ informou que não haverá conta chegando pelos correios. Os débitos relativos ao licenciamento 2018 de veículos automotores deverão ser pagos em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco e seus correspondentes bancários. Para pagamento no Banco do Brasil é preciso informar o número do Registro Nacional de Veículo (RENAVAM) para o caixa da agência. O pagamento também pode ser feito por meio de débito em conta corrente, caixa eletrônico ou internet banking, para correntistas.

Os pagamentos no Banco Bradesco serão realizados somente com a apresentação do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE), que pode ser emitido no site da Sefaz ou nas agências de atendimento da Secretaria da Fazenda.

De acordo com a SEFAZ, ao consultar o site do Detran, no ícone “Licenciamento 2018”, o contribuinte pode emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE) com o valor do IPVA e demais despesas do licenciamento, como taxa do Detran, seguro DPVAT e eventuais multas de trânsito. Os pagamentos podem ser feitos nos estabelecimentos correspondentes do Banco do Brasil.

O pagamento do IPVA pode ser feita de forma parcelada, em três cotas iguais e sucessivas, de acordo com as datas de vencimento acima estabelecidas. Caso haja atraso no pagamento das referidas cotas, estas poderão ser quitadas com os acréscimos moratórios calculados a partir do vencimento das mesmas.

Porém, ainda não é possível consultar os valores a serem pagos. A Sefaz informou que a consulta dos valores por modelo de veículo poderá ser feita a partir de janeiro de 2018 no portal da Secretaria na internet, clicando no menu IPVA e também no site do Detran, no ícone Licenciamento Anual.

Relacionados

Obras de urbanização do novo prolongamento da Aven... Obras de ampliação da Litorânea está dividida em três trechos, sendo o primeiro com finalização prevista para seis meses (Foto: Karlos Geromy) Mel...
Mais de 650 presos são beneficiados com Saída Temp... Presos começaram a ser liberados para a saída temporária a partir das 9h, dessa quarta-feira (10), nas unidades prisionais do Maranhão. A Justiça ...
Vereador Francisco Chaguinhas declara apoio a Bols... Vereador Francisco Chaguinhas declara apoio a Bolsonaro O vereador de São Luís, Francisco Chaguinhas (PP), declarou apoio ao candidato Jair Bolson...