Repórter lançará livro sobre facções criminosas e ‘vida loka’ no Maranhão

Será lançado, no próximo dia 2 de junho, na Livraria e Espaço Cultural AMEI, no São Luís Shopping, na capital maranhense, o livro “Guerra urbana – o homem vida loka”, o segundo de uma quadrilogia do jornalista Nelson Melo. A obra discorre sobre o surgimento das facções criminosas no Maranhão, fato ocorrido em 2013, citando a mudança nesse cenário, com a desintegração e criação de outros grupos do crime organizado urbano.

O livro, de acordo com o autor, é o resultado de uma extensa pesquisa feita pelo repórter, cuja experiência no jornalismo policial possibilitou que a obra pudesse ser escrita, a partir da análise antropológica da realidade violenta no Maranhão, onde quatro facções criminosas disputam territórios e formaram alianças. Nelson Melo descreve como essas organizações delinquentes surgiram no Estado e por que houve a mudança no panorama urbano, com a “morte” e surgimento de alguns grupos.

A análise de Melo é baseada na vida loka, conduta delinquente que o jornalista define como um comportamento desviante em relação à estrutura histórica de consolidação da esfera estatal enquanto pilar da civilização. O repórter conversou direta e indiretamente com faccionados ou simpatizantes durante as pautas jornalísticas, o que resultou na obra “Guerra urbana – o homem vida loka”, o segundo da quadrilogia que começou com “Guerra urbana – morrendo pela vida loka”, lançado em março de 2017 na Ufma, Campus do Bacanga.

Segundo o repórter policial, o livro será lançado a partir das 19h30 do dia 2 de junho. Cabe ressaltar que a obra foi prefaciada pelo também escritor Antonio Noberto, membro-fundador e atual presidente da Academia Ludovicense de Letras (ALL).

Sobre o autor: Nelson Melo nasceu em Santa Rita/MA. Bacharel em Comunicação Social, atualmente é pós-graduando em Perícia Criminal. Trabalha como repórter policial há quase cinco anos e possui vários artigos publicados em jornais que circulam no Maranhão, sempre sobre o tema da guerra urbana entre facções criminosas, abrangendo aspectos como gangues, sistema carcerário, violência urbana, Criminalística, Direito Penal, educação familiar e escolar, polícia comunitária etc.

Nelson também é palestrante, sendo que palestrou em instituições como Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD), Liceu Maranhense, Ufma, Livraria AMEI, Centro de Ensino Sagarana, Convento das Mercês e Academia de Polícia Civil do Maranhão (Acadepol). O escritor é, ainda, desenhista e revisor ortográfico de livros e trabalhos acadêmicos.

Relacionados

Obras de urbanização do novo prolongamento da Aven... Obras de ampliação da Litorânea está dividida em três trechos, sendo o primeiro com finalização prevista para seis meses (Foto: Karlos Geromy) Mel...
Mais de 650 presos são beneficiados com Saída Temp... Presos começaram a ser liberados para a saída temporária a partir das 9h, dessa quarta-feira (10), nas unidades prisionais do Maranhão. A Justiça ...
Vereador Francisco Chaguinhas declara apoio a Bols... Vereador Francisco Chaguinhas declara apoio a Bolsonaro O vereador de São Luís, Francisco Chaguinhas (PP), declarou apoio ao candidato Jair Bolson...