Coordenado pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM, o evento que teve início na última segunda-feira (21), reuniu milhares de prefeitos de todas as regiões do Brasil.

O prefeito do município de Morros, Sidrack Feitosa, juntamente com o presidente da Câmara, Heraldo Lopes e o vereador líder do governo, Riba Lobato, participou da XXI Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios, em Brasília. O encontro foi coordenado pela Confederação Nacional dos Município – CNM, destinado a gestores de todas as regiões do Brasil. A Marcha terminou nesta quinta-feira (24), após quatro dias discutindo questões que influenciam o dia-a-dia dos Municípios, onde também foram apresentadas as reivindicações do movimento, sobretudo do bloco maranhense.

Para o prefeito, Sidrack Feitosa, a luta em prol dos interesses dos municípios precisa ser de todos, e principalmente ter o engajamento de todos, prefeitos, deputados, senadores e a bancada maranhense.

“Tivemos uma semana de importantes debates e principalmente de contato direto com a nossa bancada. Precisamos ser agentes de mudanças, para que estas mudanças alcancem o dia a dia do cidadão”, avaliou destacando a dificuldade que os municípios atravessam, sobretudo na desvalorização, e arrecadação.

Sidrack disse ainda, que um dos momentos mais esperados ocorreu, no auditório Nereu Ramos da Câmara Federal, durante encontro com a bancada federal. Além de destacar a materialização do Pacto Federativo, como mecanismo de socorro para que os municípios saiam da grave crise financeira em que estão mergulhados, o prefeito ainda falou sobre os programas federais, que não conseguem se sustentar fazendo com que as prefeituras entrem com aporte financeiro, o que as torna, ainda mais debilitadas.

“Temos aí o exemplo do Programa Nacional da Família (PSF), um programa importante, porém acaba se tornando um sufoco para os prefeitos. Saímos daqui mais uma vez cobrando uma decisão imediata sobre a divisão dos royalties do petróleo; pagamento aos municípios dos créditos do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS); e aumento de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)”, enumerou o prefeito.

Durante discurso feito no auditório Nereu Ramos, o prefeito ainda lembrou o aporte de ações e projetos que vem recebendo do governo do Maranhão desde os primeiros dias de sua gestão.

“Em pouco mais de um ano e cinco meses, tenho recebido total apoio por parte do governador Flávio Dino, que não mediu esforços para incluir o município de Morros no desenvolvimento de programa de combate a roubos de bancos, destinação de asfalto, programas voltados a várias áreas. No próximo dia 30, pela primeira vez em 120 anos, o governo vai estar no interior do município entregando uma escola digna, sistema de água para a Sede além da assinatura do convênio que vai de uma vez por todas resolver o Balneário do Rio Una”, finalizou.

Cerca de cinco mil prefeitos de todo o país participaram da XXI Marcha a Brasília. Movimento criado há duas décadas que visa mobilizar prefeitos do Brasil inteiro na Capital Federal para a busca de melhorias para os municípios.

Relacionados

Nasce a Academia de Letras e Artes na cidade de Sã... Nasce a Academia de Letras e Artes na cidade de São Bernardo “Omnia vincit veritas”, trazendo essa expressão, que em português significa “A verdad...
Comunidade da Forquilha realiza 69º festejo em hon... Comunidade da Forquilha realiza 69º festejo em honra a Nossa Senhora das Graças. Veja programação A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, po...
Uso abusivo de whatsapp pode levar a indenização e... Uso abusivo de whatsapp pode levar a penalidades como indenização e até prisão, alerta advogada Entre as plataformas de comunicação digital, o wha...