Coordenado pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM, o evento que teve início na última segunda-feira (21), reuniu milhares de prefeitos de todas as regiões do Brasil.

O prefeito do município de Morros, Sidrack Feitosa, juntamente com o presidente da Câmara, Heraldo Lopes e o vereador líder do governo, Riba Lobato, participou da XXI Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios, em Brasília. O encontro foi coordenado pela Confederação Nacional dos Município – CNM, destinado a gestores de todas as regiões do Brasil. A Marcha terminou nesta quinta-feira (24), após quatro dias discutindo questões que influenciam o dia-a-dia dos Municípios, onde também foram apresentadas as reivindicações do movimento, sobretudo do bloco maranhense.

Para o prefeito, Sidrack Feitosa, a luta em prol dos interesses dos municípios precisa ser de todos, e principalmente ter o engajamento de todos, prefeitos, deputados, senadores e a bancada maranhense.

“Tivemos uma semana de importantes debates e principalmente de contato direto com a nossa bancada. Precisamos ser agentes de mudanças, para que estas mudanças alcancem o dia a dia do cidadão”, avaliou destacando a dificuldade que os municípios atravessam, sobretudo na desvalorização, e arrecadação.

Sidrack disse ainda, que um dos momentos mais esperados ocorreu, no auditório Nereu Ramos da Câmara Federal, durante encontro com a bancada federal. Além de destacar a materialização do Pacto Federativo, como mecanismo de socorro para que os municípios saiam da grave crise financeira em que estão mergulhados, o prefeito ainda falou sobre os programas federais, que não conseguem se sustentar fazendo com que as prefeituras entrem com aporte financeiro, o que as torna, ainda mais debilitadas.

“Temos aí o exemplo do Programa Nacional da Família (PSF), um programa importante, porém acaba se tornando um sufoco para os prefeitos. Saímos daqui mais uma vez cobrando uma decisão imediata sobre a divisão dos royalties do petróleo; pagamento aos municípios dos créditos do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS); e aumento de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)”, enumerou o prefeito.

Durante discurso feito no auditório Nereu Ramos, o prefeito ainda lembrou o aporte de ações e projetos que vem recebendo do governo do Maranhão desde os primeiros dias de sua gestão.

“Em pouco mais de um ano e cinco meses, tenho recebido total apoio por parte do governador Flávio Dino, que não mediu esforços para incluir o município de Morros no desenvolvimento de programa de combate a roubos de bancos, destinação de asfalto, programas voltados a várias áreas. No próximo dia 30, pela primeira vez em 120 anos, o governo vai estar no interior do município entregando uma escola digna, sistema de água para a Sede além da assinatura do convênio que vai de uma vez por todas resolver o Balneário do Rio Una”, finalizou.

Cerca de cinco mil prefeitos de todo o país participaram da XXI Marcha a Brasília. Movimento criado há duas décadas que visa mobilizar prefeitos do Brasil inteiro na Capital Federal para a busca de melhorias para os municípios.

Relacionados

Funcionário público é ‘barrado’ no Arr... https://youtu.be/rx747FmmoJE O funcionário público Charles Oswaldo Ramos Moreira, 34 anos, passou por uma situação constrangedora neste domingo (17...
Delegado reage a assalto a farmácia e prende suspe... Suspeito foi rendido por delegado e entregue a PM Um delegado da Polícia Civil reagiu a uma tentativa de assalto a uma farmácia e prendeu o suspei...
Aço Verde do Brasil recebe homenagem durante event... A homenagem é resultado do reconhecimento da contribuição da empresa para o crescimento da instituição. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industr...