Paço do Lumiar arrecadou 39% a menos no primeiro quadrimestre do ano

A Prefeitura de Paço do Lumiar arrecadou R$ 53.380.889,00 dos R$ 86.172.921,00 que estavam previstos – o que equivale a apenas 61,94% da arrecadação do município. Os dados apresentados são referentes às Metas Fiscais e Execução Orçamentária do 1º Quadrimestre de 2017, ocorrida em audiência pública nesta quarta-feira (31), no plenário da Câmara Municipal.

Com menos recursos para investir em políticas públicas, a secretária Núbia Feitosa, responsável pela pasta de Administração e Finanças, disse ter expectativa pelo crescimento do orçamento a partir de julho, quando começa o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbana. Vale lembrar que os valores da planta genérica não são reajustados desde 2001.

“É bem difícil ser feita uma arrecadação justa com este código tributário tão ultrapassado. A partir dos próximos meses, teremos mais condições de resolver pendências e cumprir com nossas obrigações de forma mais efetiva”, assinalou a secretária.

Entre as providências da equipe da Fazenda Municipal está a atualização do Código Tributário do Município, ainda de 2001. Esta falta de atualização cria distorções, principalmente nos valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), cuja campanha 2017 deverá ser lançada em julho.

As quedas do Fundo de Participação do Município (FPM) e na arrecadação do ICMS, além da distorção populacional – o município diz que têm mais de 160 mil habitantes, mas dados oficiais do IBGE apontam que a cidade tem menos de 120 mil, o que acaba refletindo sobre os valores do recurso do Fundo Especial e comprometendo os investimentos necessários.

A gestão de Domingos Dutra (PCdoB) afirma que a estimativa de arrecadação é uma obrigação legal prevista na Lei Federal n°4.320/1964, que define normas para o controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados e dos Municípios. Também reitera o compromisso da gestão em garantir a segurança no trânsito e a convivência urbana.

Relacionados

Professores farão passeata contra perda de direito... Movimento foi convocado pelo MO.VA.SE Progressão salarial é uma das das reivindicações Professores e profissionais da rede municipal de ensino em ...
Adolescente confessa participação na execução de e... Adolescente confessa participação na execução de eletricistas da Cemar em São Luís Um adolescente foi apreendido pela Polícia Militar na tarde des...
Redução de ocorrências a bancos reflete eficiência... Redução de ocorrências a bancos reflete eficiência de ações da Segurança Pública Diminuíram em 18,6% os registros contra agências bancárias no Mar...