Reportagem mostra que escola de Paço não tem professores e nem material didático

A falta de livro didático e de professores no município de Paço do Lumiar foi destaque no Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, nesta quinta-feira (2). A reportagem mostrou um estudo que revelou estes dois problemas que afetam e prejudicam a maioria dos alunos das escolas públicas do ensino básico.

Segundo o estudo apresentado, mais da metade dos professores do 5º ano do ensino Fundamental disse que não consegue dar toda a matéria prevista. Entre os que lecionam no 9º ano, foram quase 61%, índice parecido com o do 3º ano do ensino médio.

Arthur Felipe Silva, estudante do 9º ano do Fundamental da Unidade de Educação Básica Monteiro Lobato, em Paço do Lumiar criticou a falta de professores em sua escola e de material didático. “A gente tem que se virar em casa, pesquisar na internet. A gente tenta estudar, mas com a falta do professor é ruim”, contou.  

E essa não é uma reclamação isolada. Elas partiram da maioria dos diretores e de professores que atuam no ensino fundamental. Esses profissionais responderam a um questionário em 2017, quando os alunos fizeram a última prova do Saeb, que avalia o aprendizado em sala de aula a cada dois anos.

Especializado em análises na área de educação, o Iede, Interdisciplinaridade e Evidência dos Debates Educacionais, tabulou esses dados e revelou um quadro dramático. Em média, mais de 60% dos diretores disseram que faltam livros didáticos para os estudantes.

Confira a integra da reportagem abaixo: clicando aqui