Evento marcou as comemorações pelos 500 anos da Reforma Protestante

Nesta terça-feira (31), milhões de fiéis em todo mundo comemoram a Reforma Protestante. Em São Luís, a celebração será na Primeira Igreja Presbiteriana Independente, no Centro, a partir das 19h.

O evento realizado por várias igrejas protestantes da capital conta com momentos de louvor e apresentações musicais, entre elas, “Castelo Forte”, considerado o hino da reforma, composto por Martinho Lutero, por volta de 1521.

Para Samuel do Prado, Pastor da Primeira Igreja Presbiteriana Independente, a Reforma foi importante, pois na conjuntura em que aconteceu foi um marco para trazer a igreja de Cristo aos princípios verdadeiros da palavra de Deus para que voltasse a cumprir seu papel na sociedade.

Um encontro cercado de memórias e reconhecimento ao legado histórico do movimento que “mudou não só as práticas religiosas nos países que a abraçaram, mas alterou profundamente os rumos da sociedade com repercussões na cultura, na política, na economia, na educação e na arte”, ressalta Lyndon de Araújo Santos, Doutor em História e Pastor na Igreja Congregacional de São Luís, uma das igrejas participantes.

A reforma é comemorada neste mês porque foi no dia 31 de outubro de 1517 que o monge Martinho Lutero pregou 95 teses teológicas na porta da Catedral de Wittemberg, na Alemanha. O reformismo de Lutero acabou criando o Protestantismo, com seguidores espalhados pelo mundo. Só o Brasil tem mais de 42 milhões de evangélicos de acordo com dados do IBGE (2010).

Nesta terça ainda haverá Sessão Solene na Câmara dos Vereadores de São Luís às 15h. A programação em São Luís começou no sábado, dia 28, com uma Conferência sobre os 500 anos da Reforma Protestante e sua influência no Maranhão.