Presidente da AMCLAM,
Coronel Carlos Augusto Furtado Moreira, entrega do certificado ao Palestrante Major Roberto

Uma homenagem ao escritor, jornalista, pesquisador e folclorista Domingos Vieira Filho foi realizada pela Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM) na noite desta quarta-feira (4), na Livraria e Espaço Cultural AMEI, que fica no São Luís Shopping, na capital maranhense.

Policial Militar há quase duas décadas e membro da AMCLAM, major Antônio Roberto Santos Júnior, falou sobre a vida e biografia do homenageado, detalhando formações alcançadas e cargos ocupados.

“Da vasta obra do autor, foram trabalhadas algumas específicas e mencionados trabalhos de outros pesquisadores que se debruçaram sobre a obra de Domingos Vieira Filho”, explicou o major.

O palestrante, que serve na Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD), Unidade de Ensino Superior da PMMA, contou um pouco de sua experiencia de trabalho e admiração com o escritor, jornalista, pesquisador, folclorista Domingos Vieira Filho, que teve participação fundamental na consolidação da cultura popular maranhense.

Após a conclusão da palestra, houve manifestação do presidente da AMCLAM, entrega do certificado ao Palestrante e manifestação dos familiares do homenageado (filho e neta).

“Foi uma apresentação bem delineada, texto sequencial e seguindo uma lógica temporal, domínio de comentários fazendo com que assistentes percebessem de forma cristalina que o assunto foi estudado e pesquisado de forma abrangente, as visitas e fotos enriqueceram a aula ministrada.

Parabenizo-o pela forma agradável com que o assunto foi explorado, digno de um “professor em sala de aula”, elogiou o Coronel Carlos Augusto Furtado Moreira, Palavras do Presidente da AMCLAM.

Jorge Vieira (Filho), Major Roberto, Flávia Vieira (filha e Procuradora de justiça) e a neta de Domingos Vieira filho

O evento contou a presença especial dos dois filhos do homenageado: Dra. Flávia Vieira (Procuradora de Justiça) e seu irmão Jorge Vieira.

Estiveram presentes ainda personalidades como Prof. Mivaldo (UEMA), Sra. Eva Castro (Rotary Internacional), Ten Coronel Marcio (Força Aérea Brasileira), Professores Pesquisadores do Departamento de Letras da UFMA.

Além destes, participaram da homenagem os acadêmicos Dr. Alberto Tavares, Dr. Clésio Muniz, Cel RR Furtado, Poeta Pedro Ivo Viana, Cel RR Lopes, Cel RR Diniz, Dr. Paulo Avelar, Dr. Teodoro Pérez, Cel RR Jesus, Sgt Ebenilson, Prof. José Olímpio.

Saiba mais

Domingos Vieira Filho integrou o Departamento de Direito da Ufma. Ademais, Foi membro da Comissão Maranhense de Folclore, do Conselho Estadual de Cultura, do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) e da Academia Maranhense de Letras.