Os dois principais temas são a mudança no sistema eleitoral e o financiamento das campanhas.

O deputado Eduardo Braide (PMN) foi eleito, nesta semana, presidente da comissão especial criada para discutir a reforma política na Assembleia Legislativa. O deputado Rafael Leitoa (PDT) foi eleito o relator da comissão. Os dois principais temas são a mudança no sistema eleitoral e o financiamento das campanhas. Os dois principais temas são a mudança no sistema eleitoral e o financiamento das campanhas.

A primeira medida da Comissão já está definida. Será realizada uma audiência pública no dia 8 de maio na Assembleia Legislativa com a participação de partidos políticos, entidades e sociedade civil.  “Ouviremos partidos políticos, sociedade civil, Ministério Público, Poder Judiciário, OAB e, principalmente, os eleitores, para debatermos juntos o assunto e encaminhar as nossas sugestões ao Congresso Nacional”, informou o parlamentar.

Braide destacou que é responsabilidade da Assembleia Legislativa do Maranhão contribuir com a discussão que muda o cenário das eleições para 2018, como já sinalizou o Congresso Nacional. “Temos a responsabilidade de contribuir com essa discussão. A reforma política é a mãe de todas as reformas, pois decidirá a forma dos eleitores escolherem seus representantes e nós, aqui, iremos ouvi-los”, afirmou o deputado.

O deputado Levi Pontes (PCdoB) foi eleito vice-presidente da Comissão Especial da Reforma Política. Os parlamentares Bira do Pindaré (PSB), Edilázio Júnior (PV), Rogério Cafeteira (PSB) e Vinícius Louro (PR) também compõem a comissão.